domingo, 29 de janeiro de 2012

DICAS PARA QUEM QUER TER AULAS DE GUITARRA


Alguma vez você tentou ter lições de guitarra e, frustrado, acabou por desistir porque pareceu que não estava fazendo progresso suficiente? Ou chegou a considerar ter lições de guitarra, mas alguém que conheces teve uma experiência desapontadora com um professor de guitarra e isto fez com que começasses a duvidar se valia a pena investir o seu tempo e dinheiro em ter lições? Esta percepção te impede de obter tudo o que quer das aulas de guitarra?

Podem haver muitos motivos pelos quais pessoas desistem de ter aulas de guitarra. Às vezes isto pode acontecer porque o professor não conseguiu inspirar o aluno ou porque as aulas não eram suficientemente específicas para os seus objetivos musicais. No entanto, uma outra (muitas vezes mal compreendida) situação pode acontecer, ou seja, pode ser que a sua própria abordagem às aulas de guitarra, não tenha sido tão eficaz como deveria, para que pudesses fazer progressos reais.

Depois de ter assistido de aulas de música a todos os tipos de guitarristas, eu comecei a notar a existência de padrões similares e consistentes que eram utilizados pela maioria dos alunos, enquanto aprendiam guitarra. Eu sou um dos que desistiram. Toco o suficiente para me acompanhar.

Eu também constatei que uma abordagem específica, que os alunos aplicavam para estudar com um professor, tinha uma influência direta nos seus progressos. Muitas vezes, duas pessoas diferentes podem ter resultados muito diferentes, mesmo quando estas têm aulas de guitarra do mesmo professor. Isto acontece porque o modo como os alunos abordam o processo de aprendizagem, em geral, é muito diferente. Por exemplo, um aluno que pensou saber como atingir os seus objetivos musicais, melhor que o professor, e resistiu a algumas das instruções que este lhe havia dado. Mais tarde ficou claro que ele não que sabia mais que o professor. Enquanto isso,
outro aluno, disposto a realizar tudo o que o professor o instruía a fazer, rapidamente se tornou num virtuoso guitarrista de classe mundial.

Eu constatei que existem três tipos de aluno que facilmente ficam frustrados com as suas aulas de guitarra.
Ao ler o resto deste artigo, seja honesto consigo próprio e repare se alguma destas descrições se identifica com você. Eu acho que devemos admitir primeiro (como aluno) que, em algum ponto, temos as “características e comportamentos ineficazes” apresentados a seguir. Anos mais tarde, olhando para trás, compreendemos porque leva tanto tempo (mais de 20 anos) a dominar a guitarra. Foi devido à uma abordagem ineficiente à aprendizagem, quando eu começamos nesta viagem.

O tipo de aluno “Ensina-me algo novo hoje”

Você pode pensar que é de senso comum que aulas de guitarra deviam consistir principalmente em apresentação de novos conteúdos e esperar que o trabalho principal do professor seja mostrar sempre coisas que sejam “novas” para você. No entanto, se analisarmos esta abordagem com mais profundidade, vamos ver que focalizando “somente” na procura de novas informações, não teremos grandes resultados a longo prazo.

Primeiro de tudo, muita quantidade de novo conteúdo leva a desgaste e a sobrecarga (e não permite o tempo suficiente para aplicar toda a informação que está recebendo). Esta sensação desgastante é o que faz desistir das aulas (ou pior, desistir da guitarra). Em segundo lugar, só “aprender coisas novas” não conduz à maestria. Muitos alunos que, quando vieram, eram capazes de coisas boas na guitarra. Por exemplo, eles podiam ter boa técnica, ou uma boa compreensão de como a música funciona, ou ter bom ouvido. Mas, mais frequentemente, acontecia que a sua capacidade de aplicar e integrar aquilo que “sabiam” era muito pobre. Estando neste ponto, “aprender mais coisas novas” não vai ajudar estes estudantes a que significativamente melhorarem a sua maneira de tocar.
Simplesmente, estar “consciente” de um conceito não é suficiente. Você realmente não sabe uma coisa até que consigas adquiri-las, com as tuas outras capacidades musicais, fluentemente aplicá-la e integrá-la.

Este tipo de treino de aplicação e integração do que você sabe é, provavelmente, a coisa mais importante que se pode ter das lições de música e é uma área de desenvolvimento musical que, universalmente, muitos guitarristas não possuem. Isto resulta em que muitos guitarristas, passem pela experiência de enorme frustração e desilusão (mas muitas vezes não se apercebem “por que” razão estão frustrados).

Quando você recebe aulas pela primeira vez, podes pensar que é ótimo o teu professor te mostrar uma coisa nova a cada lição. Mas, se o professor não faz nada mais do que mostrar “coisas novas”, então, com o passar das aulas, vais começar a reparar que não está a fazendo nenhum progresso significativo (porque nenhuma aplicação, nem integração está acontecendo). Chegando a este ponto, a maioria das pessoas desiste de ter aulas, e continua a perpetuar o mito que aulas de guitarra não são eficazes, sem realmente compreender as verdadeiras razões da sua falta de progresso.

O tipo de aluno que somente está interessado em aprender coisas novas, tipicamente, não se vai manter em aulas durante muito tempo. Se o professor começa a falar sobre um conceito que pode já ser familiar ao estudante, fica a percepção que a aula foi um desperdício de tempo. Como esses alunos podem ter ouvido falar sobre este conceito, a partir de algum outro lugar, eles acreditam que “isso eles já sabem”.

Claro que receber nova informação faz parte do plano de compreensão de uma lição (e certamente você vai aprender um monte de coisas novas, tendo lições), mas é a ordem na qual esta informação é apresentada, e na forma como és ensinado a USAR, APLICAR, E INTEGRAR esta informação, é que torna as aulas com um bom professor de guitarra tão valiosas. Se aprender “dados em bruto” e de uma forma linear (e praticando) fosse o necessário para ser um grande músico, então qualquer um podia comprar alguns livros, estudá-los por uns anos e, praticando sozinho, podia tornar-se num guitarrista altamente avançado. Naturalmente, na maior parte das vezes isto não acontece.

A moral da história, aqui, é lembrar que você precisa do teu professor para aprender e crescer como guitarrista. Mas, para que isto realmente aconteça, deverá ter alguma paciência durante o processo e perceber que, às vezes, quando pensa saber alguma coisa, de fato ainda não sabes ao ponto de poder aplicar e integrar esses novos conhecimentos com as tuas outras habilidades musicais.

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